top of page

CONHEÇA OS PALESTRANTES DO 3ºECOM.EDU

     

Gabriela Borges Martins Caravela

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou artigos em revistas nacionais e estrangeiras, o livro A poética televisual de Samuel Beckett (2009), organizou a coletânea Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010) e co-organizou os livros Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012) e Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Audiovisuais e Novas Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão, Cinema, Artes e Mídias, Serviço Público de Televisão e Dramaturgia de Samuel Beckett.





Beth Carmona

Formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP nos cursos de Radio & TV e Jornalismo. Jornalista, produtora e gestora de projetos de TV e multimídia. Dirigiu a TV Cultura SP, onde destacou-se pela programação cultural marcante, voltada para crianças e jovens. Durante sua gestão, a TV Cultura marcou o panorama brasileiro destacando-se como TV de qualidade, sendo premiada em várias instâncias e atingindo índices de audiência que chegaram a dois dígitos. Sua carreira internacional tem inicio no Discovery Kids e Animal Planet, como Diretora de Programação e Produção para a América Latina, onde coordenou os canais e produziu em países da America Latina.   Passou ainda pela Disney e Fox Kids no Brasil. Foi Diretora-Presidente das TVEs e Radios Educativas da Roquette-Pinto/ACERP onde implantou uma política de televisão pública, educativa e cultural, , bem como todo o conceito orientador da TV de qualidade . Resgatou e recuperou a imagem dos canais de radio e TV da instituição,bem como o corpo funcional,  conceituando sua missão social e  trazendo uma estratégia de atuação que  privilegiou os conteúdos  culturais e de cidadania.Premiada no Brasil e exterior  com programas como Mundo da Lua e Castelo Rá Tim Bum (TV Cultura), Um Menino Muito Maluquinho (TVE RJ) e Eco-Aventura na Amazônica (Discovery Kids). Projetos como Curta Criança e Curta Animação, Tonky,  estiveram sob sua supervisão. Fundadora do MIDIATIVA, Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, oscip que trabalha pela mídia de qualidade em todos os seus eixos. Integrante de júris internacionais, atuou no Japan Prize (NHK), Emmy International Awards, Prix Jeunesse Internacional, além de Festivais na Argentina, Chile, China, Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai. Participou ainda como julgadora de projetos infantis de concursos públicos realizados na Colombia e Chile, por Conselhos Nacionais de Televisão.  Coordenadora e fundadora da ALA - Aliança Latino-Americana que organiza intercâmbio de programas entre países latino-americanos, Europa, Ásia e África. Realizou em outubro de 2009, pela primeira vez no Brasil, o Prix Jeunesse Ibero-Americano, festival que premia a mídia de qualidade para crianças e jovens. Atualmente é Diretora de Conteúdos da Singular Arquitetura de Midia, onde presta consultoria a canais de TV e veículos de mídia na área de conteúdo.  Responsável pelo Festival Prix Jeunesse IberAmericano no continente,  lançando em 2011 o evento ComKids, uma iniciativa de qualidade em produtos infantis nos que se refere a conteúdos audiovisuais e digitais interativos.





Malu Viana Batista

Diretora Executiva da TAL TV
A TAL é uma rede de intercâmbio e divulgação da produção audiovisual dos 20 países da América Latina. Uma instituição sem fins lucrativos, ela reúne hoje centenas de associados de toda região. São canais públicos de TV, instituições culturais e educativas e produtores independentes, que compartilham seus programas – documentários, séries e curta-metragens – com o intermédio da TAL. Tudo isso de forma colaborativa e solidária. Além de uma ponte entre estes parceiros, a TAL é uma web TV, um banco de conteúdo audiovisual e uma produtora de vídeo. Tudo isso serve de suporte para o trabalho de aproximação entre os povos latino-americanos a que a TAL se propõe.A ideia dessa entidade é fazer com que, por meio da produção audiovisual local, os vizinhos da região se conheçam um pouco mais. Hoje, a TAL possui um acervo de mais de 7 mil programas. Tudo feito por profissionais latino-americanos.





José Ignacio Aguaded Gómez

Catedrático de Universidad de Educación y Comunicación en la Universidad de Huelva, es actualmente Vicerrector de Tecnologías y Calidad de esta Universidad. Preside el Grupo Comunicar, colectivo veterano en España en «Media Literacy» con publicaciones, planes de forkmación e investigación. Es el Editor, además, de la revista científica iberoamericana de comunicación y educación «Comunicar». Director del Grupo de Investigación «Agora» dentro del Plan Andaluz de Investigación (HUM-648) de la Universidad de Huelva, donde desarrolla labores de investigación en múltiples proyectos nacionales e internacionales.





Alexandra Bujokas de Siqueira

É graduada em jornalismo (1991-1994), fez mestrado em Educação (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela (2001-2005) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra a disciplina “Comunicação, Educação e Tecnologia” para as licenciaturas, é docente permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação e coordena o Laboratório de Mídia-educação.





Sergio Ferreira do Amaral

Concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 1992. Atualmente é Professor Livre Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 livros publicados. Possui 3 softwares, 1 processo ou técnica e outros 49 itens de produção técnica. Participou de 18 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado e 8 tese de doutorado e 02 supervisão de pós-doutorado, além de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica e 10 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação. Atua na área de Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Internet, Educação, Tecnologia Educacional, Tecnologia, Comunicação, Educação e Comunicação, Ambientes Virtuais, biblioteca, Cidadania e Colaboração.





Ofelia Elisa Torres Morales

Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNIVERSIDAD DE LIMA (1984), mestrado em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP (1993) e doutorado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP (1999). Atualmente desenvolve Pósdoutorado na Cátedra UNESCO da Comunicação da UMESP (2009). Professora aprovada no concurso docente do curso de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, sendo Professora Adjunta Nível A desde março de 2013 nessa instituição. Foi professora universitária do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES SOCIESC e no DECOM da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em TELEVISÃO, RÁDIO, CINEMA E VÍDEO, NOVAS MÍDIAS, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, produção audiovisual, web-documentário, roteiro para novas mídias, interatividade e mídias digitais, teoria e métodos de pesquisa e ética na comunicação, jovens, cidadania e novas mídias. Tem ampla experiência e projetos de pesquisa tendo ministrado disciplinas como Metodologia Científica e Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação, orientando monografias de conclusão de curso e produtos laboratoriais como projetos experimentais. Tem coordenado Laboratório de Televisão e Projetos de Extensão vinculando aos graduandos do curso de Comunicação Social junto aos jovens nas escolas da região. Experiência com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa





Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Em Psicologia da Educação pela Universidade Federal da Bahia (1969), Especialização em Produção de TV Educativa 197, Mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1975) e Doutorado em Ciências da Educação - Université de Caen (1982). É consultor de diversas publicações científicas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, meios de comunicação e educação, educação à distância e novas tecnologias da informação e comunicação, formação de professores.





Maria Amor Pérez Rodríguez

És Diplomada en Magisterio, Licenciada en Filología Hispánica por la Universidad de Sevilla y Doctora en Humanidades por la Universidad de Huelva, con la tesis doctoral defendida en 2002, «La enseñanza de la Lengua y la Literatura con los medios de comunicación para el desarrollo de la competencia comunicativa», que aportó una visión novedosa en el campo de la didáctica de la Lengua y la Literatura con la integración de los medios de comunicación y las nuevas tecnologías.

Desde 1986 ha trabajado en la enseñanza, en distintos los niveles educativos, especialmente en Secundaria. Actualmente es Profesora Titular del área de Didáctica de la Lengua y la Literatura del Departamento de Filología Española y sus Didácticas, en la Universidad de Huelva, impartiendo docencia en las Titulaciones de Magisterio, especialidades de Educación Primaria e Infantil y en varios Máster: Máster Universitario en Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanza de Idiomas; Máster en Literatura Europea y Enseñanza de las Lenguas y Máster en Comunicación y Educación Audiovisual. En este sentido, ha colaborado en la elaboración de materiales docentes, en la impartición de cursos, la coordinación y participación en proyectos de innovación docente.

Es miembro fundador del Grupo Comunicar, colectivo andaluz de Educación en Medios de Comunicación, así como editora adjunta de la revista científica iberoamericana Comunicar. Su trabajo en esta asociación para la educación y alfabetización mediática se concreta en la organización de congresos y reuniones científicas y la colaboración en las publicaciones  e investigaciones de dicho colectivo.

Como investigadora del Grupo de Investigación Ágora (Plan Andaluz de Investigación: HUM-648) ha participado en proyectos I+D y de excelencia como «La implementación del software libre en ‘centros TIC’ andaluces. Análisis de las repercusiones en los procesos de enseñanza-aprendizaje»; «Plataformas de teleformación para la virtualización de asignaturas»; «Uso del e-learning en las Universidades andaluzas. Estado de la situación y análisis de buenas prácticas»; «E-Learning. Metaanálisis de investigaciones y los resultados alcanzados»; «Hábitos de comunicación y relaciones sociales de los estudiantes en contextos presenciales y virtuales»; «Escenarios, Tecnologías digitales y Juventud en Andalucía»; «’Profeticom’, Profesores TIC y competencias»; «El grado de competencias en comunicación audiovisual»;  «Medios de comunicación y violencia de género: ¿catalizadores o elementos de prevención?» Junto a ellos, he participado en otros de ámbito europeo, como «Valori Comuni, Valores comunes, Valeurs Comunes», «Estudio sobre la viabilidad de las propuestas metodológicas derivadas de la aplicación del crédito europeo por parte del profesorado de las universidades españolas vinculadas a la utilización de las TIC en la docencia y la investigación» y «Glocal Youth: Testi e contesti mediatici per giovani nel Nord e nel Sud del Mondo».

Su investigación y publicaciones se centran en la integración de los medios y tecnologías de la comunicación en el currículum en general y en el área de Lengua Española y Literatura en particular, atendiendo a las posibilidades de éstos y de las nuevas tecnologías para su uso como recursos, contenidos para estudiar y nuevos lenguajes para comunicarse. En este sentido cabe destacar la publicación en la editorial Paidós, en 2004, en la colección «Papeles de Comunicación» de «Los nuevos lenguajes de la comunicación. Enseñar y aprender con los medios»; «Escuchamos, hablamos, leemos y escribimos con los medios. Cuaderno de Clase y Guía Didáctica», editado por el Grupo Comunicar, 2002. Además, ha recibido invitaciones de revistas del ámbito de la didáctica de la Lengua y la Literatura, así como de la educación y la comunicación en las que se han publicado trabajos como: «Cómele el coco a la tele», en Articles de Didàctica de la Llengua i de la Literatura, 30, 2003; «La integración curricular de los medios y tecnologías de comunicación en la enseñanza de la lengua y la literatura», en Quaderns Digitals. Revista de Nuevas Tecnologías y Sociedad. Monográfico «Educación y medios de comunicación», 35, 2004; «El discurso televisivo. Un lenguaje seductor que cuenta un mundo virtual», en Comunicar. Monográfico «Televisión de calidad», 25, 2005; «La prensa, una escuela indispensable para aprender a comunicarse», en Textos de Didáctica de la Lengua y la Literatura. Monográfico «La prensa en el aula», 43, 2006; «Leer la prensa en el aula», en Aula de innovación educativa. Monográfico «Las competencias lectoras», 2007; «¿Tiene sentido la educación en medios en un mundo globalizado?», en Educación y Futuro Digital; 2009, entre otros.



bottom of page